Com a batuta certa, você pode ser o Maestro!

segunda-feira, 31 de julho de 2017 Por Felipe Barbosa Miléo Em Ideias,SharePoint,Produtividade na Nuvem

Outro dia parei para pensar sobre quantos logins e senhas eu possuo. São muitos, fiquei assustado. Mesmo com a virtude que tenho de minha memória ser muito boa, preciso me lembrar d​e muitos logins e senhas, de diferentes tipos, com diferentes caracteres para acessar os diversos serviços online e offline que preciso para completar diariamente minhas tarefas pessoais e corporativas.


A questão das senhas não é o meu core business. Não posso arriscar o tempo precioso que tenho para realizar todas minhas ações diárias com perdas de senhas, bloqueio de acessos, etc. Hoje em dia temos a possibilidade de utilizar aplicativos de gerenciamento de senhas, para deixar este processo um pouco menos doloroso, onde você pode armazená-las para evitar perdas e esquecimentos, sem comprometer a sua produtividade diária.


Como no pessoal, no âmbito corporativo e na atual circunstância do mundo digital em que vivemos, existem muitas plataformas. Num recente artigo escrito pelo analista de tecnologia Roger Kay, através do portal www.medium.com, ele diz que “a maioria das empresas hoje em dia realizam suas atividades ao interagirem com múltiplos produtos, e muitos destes se apresentam como plataformas auto estilizadas”. Em um único dia de trabalho, um colaborador pode ter contato com cinco ou seis plataformas diferentes para realizar suas tarefas, e cada uma delas diz possuir integrações umas com as outras, que podem ou não ser eficazes. Uma rica e completa experiência multiplataforma ainda é algo difícil de ser encontrado.


“Parte desta sopa de plataformas é resultado da estrutura motivacional dos Gerentes de TI. Após um período de lua-de-mel no final dos anos 90, com stacks de software integrados de grandes fabricantes, eles começaram a comprar produtos top de linha e integrá-los, geralmente com códigos customizados”. Desta forma, colaboradores precisam aprender soluções de contorno, que podem ser frágeis e ter resultados implacáveis, se tornando malabaristas de aplicações que, enquanto podem trazer à tona o debate sobre segurança, estão longe de ser a forma mais eficiente de tratar os negócios da empresa.

Neste cenário atual, uma empresa que está levando a mensagem de “menos plataformas” a sério é a Nintex​, empresa de automação de fluxos e processos corporativos, Gold Partner Microsoft e uma grande parceira K2M.  Ao invés de plataforma, a Nintex se enxerga como uma “orquestradora mestra”, ou em termos mais populares, o “Maestro” da sua empresa (isso mesmo, aquele que rege a orquestra, garantindo que todos os diferentes musicistas toquem a mesma música).


Neste caso, o objetivo é aprimorar a maneira na qual trabalhamos, fazendo a coisa certa, na hora certa e com a informação certa, proporcionando a ajuda para cada funcionalidade realizar o que é para ser realizado por cada uma das partes, de forma fácil e amigável para o usuário.


Com o software de automação de formulários e fluxos de trabalho, todos os elementos são integrados, permitindo que tarefas, informações e conteúdo sejam movidos de uma pessoa para a próxima junto ao fluxo digital. Dependendo de decisões e resultados em cada estágio, uma tarefa pode ser tanto passada para o próximo estágio ou retornada para ser retrabalhada. As pessoas não precisam mais se perguntar: “Será que eu já fiz isso ou aquilo?”. A própria tarefa informa ao colaborador do que precisa ou não ser realizado como próximo passo. O colaborador recebe mensagens, e-mails ou telefonemas de acordo com a configuração do fluxo, e obtém um entendimento claro e imediato de qual estágio se encontra o trabalho e o que precisa ser feito para seguir em frente. 


Sem a ajuda do Nintex Workflow, quando os colaboradores tentam fazer com que todas estas aplicações e serviços trabalhem para eles, muitos processos de tentativa e erro de comunicação acontecem, ocorrendo a perda do nosso precioso tempo. Além disso, nem todas as tarefas possuem prazo e tempo determinados. Às vezes, um projeto é dado como encerrado quando o gerente responsável simplesmente diz que está encerrado. Os outros sistemas e pessoas então precisam esperar um período indeterminado de tempo. Em muitos casos, as decisões tomadas por pessoas são mais importantes do que as próprias tarefas. O Nintex “rege” as pessoas ao redor das tarefas, dizendo-as efetivamente o que elas precisam saber e o que elas precisam realizar como próximo passo.


Como lá no meu exemplo das senhas, hoje eu tenho a minha batuta (app de gerenciamento de senhas) e eu consigo reger a minha orquestra sinfônica de senhas.


Em tempos de transformação digital, se você possuir a batuta certa, você conseguirá ser o maestro deste processo e reger a orquestra sinfônica da sua companhia conectando pessoas, departamentos e sistemas, permitindo que seus “musicistas” consigam “ler” esta partitura enorme que é o dia-a-dia de uma empresa.


Ficou interessado? Bata um papo conosco para entendermos quais são as suas necessidades, para chegarmos à um cenário onde o Maestro é você!

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de